Empregabilidade

Data: 09/07/2015
Local: CacoaL

Empregabilidade

Empresas interessadas em anunciar gratuitamente oportunidades de empregos no site Canal Cacoal, a partir de hoje terão ma espaço reservado para o anúncio de vagas (Empregabilidade), atender empresas de Cacoal e Região.
Para anunciar as vagas disponíveis da sua empresa, envie para o e-mail jvitorbsb@gmail.com , quantidade de vagas, cargo, período do processo seletivo das vagas, telefone, e-mail para contato.
Também serão divulgados currículos de quem está em busca de emprego.

Dicas para quem está em busca de um novo emprego com Silvano Simão

1) Cuidados ao mandar o currículo

Enviar currículos iguais e cartas de apresentação recheada de clichês, que não mencionam o empregador ou o cargo, estão entre os principais erros cometidos pelos candidatos. "Isso não é só ineficaz, mas também é rude."
Evite currículos longos, isto dificulta a análise do recrutador, não tem um número fechado de páginas mas, entre duas e três páginas é número ideal.

Cuidado com os nomes nas contas de e-mail evite apelidos ou referências “esdrúxulas”. Pesquisar sobre a empresa, visitar o site, páginas oficiais em redes sociais são boas alternativas. Isso vai ajudar na hora de escrever a carta de apresentação ou a apresentação de um e-mail.

2) Interação durante a entrevista

Na hora da entrevista, os candidatos devem estar preparados para responder algumas questões e também para falar sobre a área e a atuação da empresa.
Cada interação com o empregador ou com seu representante deve ser encarada como tão significativa quanto a reunião com um Presidente da Empresa. "Se o candidato quiser ser levado a sério, ele deve mostrar a importância que dá ao processo".

3) Indisponibilidade para contato

Quando o profissional envia seu currículo para uma empresa, o recrutador espera encontrá-lo facilmente para marcar uma entrevista ou ter uma breve conversa sobre as características do cargo. Mas, alguns candidatos ainda deixam de atender ligações ou responder e-mails, isso é um erro grave.
"É surpreendente como muitas pessoas respondem e-mails três semanas depois dizendo que estavam viajando. Eles não têm internet fora da cidade? Os recrutadores não querem deixar profissionais qualificados de fora do processo". E mesmo com um bom currículo, alguns candidatos correm o risco de não participar da seleção por não estarem disponíveis.

4) Falar coisas importantes na hora da entrevista

Caso o candidato tenha que terminar outro trabalho ou já tenha uma viagem marcada, ele deve contar ao recrutador. Deixar de falar coisas importantes ou falar no último minuto não são boas opções. Como uma viagem programada, a data de seu casamento, nascimento e etc. "Quando o candidato busca um emprego, as empresas assumem que ele está comprometido. Ele não deve decepcioná-los para não jogar todo seu esforço no lixo", completa.

Silvano Simão de Souza,
Professor de Ensino Superior, Administrador de Empresa,
Consultor de Negócios, Analista de Recursos 
Contato: admsilvanosimao@gmail.com.

 

Parceiros